Quem inventou a caneca? |
Canecas antigas eram geralmente esculpidas em madeira ou osso, cerâmica ou em forma de argila, enquanto as canecas mais modernas são feitas de materiais cerâmicos, como porcelana, faiança, porcelana ou grés. Alguns são feitos de vidro reforçado, como o Pyrex. Outros materiais, incluindo metal esmaltado, plástico ou aço são preferidos, quando o peso reduzido ou a resistência à quebra são importantes, como para camping. Uma caneca de viagem é isolada e tem uma tampa com uma pequena abertura para evitar derramamentos. Técnicas como serigrafia, decalques e sublimação de canecas são usadas para aplicar decorações como logotipos ou imagens e fan art, que são disparados na caneca para garantir sua permanência, canecas personalizadas são muito comum hoje em dia.
História
Canecas de madeira foram produzidas provavelmente desde os primeiros dias do trabalho em madeira, mas a maioria delas não sobreviveu intacta.
A primeira cerâmica foi moldada à mão e mais tarde facilitada pela invenção da roda de oleiro (data desconhecida, entre 6.500 e 3.000 AC ). Foi relativamente fácil adicionar uma alça a uma xÃcara no processo, produzindo assim uma caneca. Por exemplo, uma caneca de argila decorada bastante avançada de 4000–5000 AC foi encontrada na Grécia. A maior desvantagem dessas canecas de barro eram as paredes grossas impróprias para a boca. As paredes foram diluÃdas com o desenvolvimento de técnicas de usinagem. Canecas de metal eram produzidas a partir de bronze, prata, ouro e até mesmo chumbo, a partir de aproximadamente 2.000 AC, mas eram difÃceis de usar com bebidas quentes.
A invenção da porcelana por volta de 600 DC na China trouxe uma nova era de canecas de paredes finas adequadas tanto para lÃquidos quentes quanto frios, que são apreciadas hoje.
Afinal, quem inventou a caneca?
Tomando como base os fatos históricos acima citados os Gregos levam o crédito, mas foram os chineses com a invenção da caneca de porcelana que permitiram que tomássemos um café quentinho e saboroso.
0 Comentários